segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que O buscam.” – (Hb 11:6)

Por que será que algumas vezes é extremamente difícil crer que o Senhor se importa conosco?
Sabemos que o sofrimento é muito grande nesta Terra, onde milhões de pessoas morrem de fome na África – indivíduos reais, com esperança e sonhos iguais aos nossos. Outras morrem por doenças, simplesmente porque não conseguem remédios, aos quais nós não costumamos dar valor. Aldeias e cidades inteiras são exterminadas brutalmente, porque as pessoas são de um passado étnico diferente do de seus assassinos. O crime cresce nas ruas quando os jovens, em sua falta de perspectiva, se voltam para as drogas, e os pais ficam desesperados. O sofrimento, a miséria e a injustiça estão por todos os lados.
Onde está o Deus de amor e misericórdia em tudo isso?
O profeta Habacuque (o que abraça) lutou com essa mesma questão do sofrimento e da injustiça. Quando ele pondera sobre isso com o Senhor em oração. Ele deu ao profeta visões do futuro de sua nação. O Criador descreveu um tempo de juízo vindo sobre Israel. O exército dos saqueadores babilônico destruiria tudo em Israel.
Não foi exatamente uma palavra de encorajamento!
Ao ver a situação, Habacuque expressou a pura Palavra de Deus: Mas o juto, pela sua fé, viverá (Hb 2:4b).
Quando nada faz sentido e tudo na vida parece estar desmoronando, os crentes têm algo que os separa do desespero dos incrédulos: a fé em Deus, através de Jesus Cristo.
A terra não é para ser o céu. Este é o campo de batalha que nos testa. Mais tarde, virá a terra gloriosa da recompensa.
É aqui, neste cenário de miséria e sofrimento sem sentido, que o Senhor nos pede que confiemos Nele. As pessoas se desencantam com Deus porque querem que Ele transforme a existência terrena em celestial.
Isto certamente Ele não fará, aqui não é o céu, e nem é para ser.
O Senhor Deus proveu nova segurança diante das dúvidas de Habacuque. Quando não existe nada para se ver adiante a não ser a tragédia, somente o Senhor pode dar a paz.
Foi nesse estado de espírito que o profeta Habacuque declarou estas palavras, as quais têm animado os crentes por milhares de anos: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimentos; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente.” (Hb 3:17-19).
Verdadeiramente, há alguns aspectos sobre a vida que, simplesmente, não compreenderemos, a não ser quando chegarmos ao céu.
Com fé, essas questões devem ficar de lado. O que importa mesmo é que servimos a um Deus que sofre conosco. Ele provou isso de uma vez por todas no Calvário. O Altíssimo realmente cuida de Seus filhos e está disponível para aqueles que O invocam.
Afinal de contas, uma grande fé se mostra não tanto pela capacidade de fazer ou esperar, mas de sofrer e saber em quem confiar.

Fonte: Jornal Sal da Terra (julho/08).