sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O QUE ESTÁ NOS AFLIGINDO?

Deparou o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe (Jn 1:17)

Muitas vezes nos vemos em situações aflitivas e pensamos que isso é a nossa ruína.
Os problemas nos sufocam. Tudo está dando errado. Olhamos para o lado e para o outro e não vemos saída. É algo angustiante.
Quem não fica desesperado com a questão financeira? Quem não se angustia quando vê os filhos pedindo coisas e se vê sem condições de suprir as suas necessidades? Ficamos paralisados.
É diante dessas situações que a dor dos outros não faz sentido para nós. Ficamos insensíveis ante ao desespero alheio. Verdadeiramente, há uma situação que nos imobiliza. Achamos que nosso momento adverso é maior do que o dos outros e tudo acontece por nossa causa.
Quando olhamos para o versículo acima, vemos a atuação maravilhosa de Deus. Um Deus que ama e deseja preservar as nossas vidas, mesmo quando nos tornamos insensíveis e tentamos fugir dEle.
É interessante notar que o gigantesco peixe foi enviado para salvar Jonas e não para matá-lo. Foi o seu submarino. Ele morreria se ficasse no mar, se permanecesse exposto à tempestade e às ondas bravias. Foi tragado pelo monstro marinho e levado para as profundezas do mar. Ali ficou em segurança. Ali nas profundezas, foi o momento de ele invadir as partes mais ocultas do seu ser e ver que Deus o estava salvando.
É verdade, muitas vezes a situação angustiante que atravessamos é o caminho que o Senhor está utilizando para nos conduzir à salvação.
O texto diz que Jonas ficou três dias e três noites. Três dias completos, navegando sem saber que rumo teria a sua vida. Mas o Senhor sabia para onde o levava. Ele estava protegido e guardado pelo Senhor.
O que está nos afligindo?
O que está nos tragando e nos levando mesmo contra a nossa vontade? Será que isso não tem a ver com nossa tentativa de fuga de Deus?
Será que essa não é o meio pelo qual o Senhor está nos salvando de nós mesmos e preservando as nossas vidas? Aquilo que chamamos de dificuldade, do que está matando e destruindo, pode ser o caminho pelo qual o Senhor escolheu para nos salvar e conduzir de volta a uma relação íntima com Ele.
Há momentos que as ondas são impetuosas. Ficar expostos a elas é muito perigoso. Chegou o momento de descansar e confiar na salvação do Senhor. É hora de ser tragado pelo meio que o Senhor está utilizando para a nossa salvação.
Confiemos no Senhor e em Sua Salvação.

FONTE: Jornal Sal da Terra (janeiro/2007)