terça-feira, 5 de maio de 2009

FALTA DE TEMPO

Os tempos e as eras humanas vão passando, e nós, cada vez mais, temos a sensação de que um futuro mais e mais difícil nos espera logo ali, bem depois da próxima curva da história. Não se sabe ao certo quantos anos teríamos como seres vivos existindo nesta terra que o Senhor nos deu, mas sabemos com certeza que há algo pairando nos ares.
As dificuldades que nos cercam são cada vez mais intensas. A velocidade parece ter piorado a nossa vida, ao em vez de tê-la feito melhor que antes. Aliás, uma pessoa do interior não dispõe de celulares, TVs a cabo, escritórios virtuais, Internet, e por vezes nem mesmo de certas facilidades já incorporadas à vida de hoje, como o próprio carro, por exemplo. No entanto, essa pessoa chega ao final do seu duro dia de trabalho e tem tempo para uma conversinha, consegue ver alguns amigos esporadicamente e consegue ainda ir à igreja, muitas vezes a pé, a grande distância. Mas, parece que o tempo ainda não é sua maior preocupação. E nós, afobados, moradores da cidade grande, que temos acesso a todas as facilidades tecnológicas da informação e do transporte, que temos em nossas casas inúmeros equipamentos sem os quais não sabemos mais viver, que andamos com nossos celulares dependurados, não vivemos nem trabalhamos mais sem computadores e Internet, andamos a grandes velocidades na terra e no ar e ainda acordamos cedo e dormimos tarde?
Falta de tempo é um dos sinais do final dos tempos. Se você não acha assim, pelo menos desconfie: como é que, quando nada disso existia, éramos mais lentos nas nossas práticas antes de todo esse avanço tecnológico, e hoje, mais envolvidos com tantas coisas, já não temos mais tempo para nada? Parece que o tempo foi embora junto com a simplicidade das coisas mais antigas, junto com a inocência dos tempos. Será que os avanços criaram um homem moderno deformado em seu caráter, que ao ver a sua capacidade redobrada pelos equipamentos e conceitos de ponta começou a achar que era um super-homem?
Verdadeiramente, o tempo é um dominador cruel. A falta dele, que é como ele se manifesta sobre nós, nos escraviza, sendo capaz de nos tirar a alegria, a saúde, a paz, o ânimo, a graça de viver e até a capacidade de procurar uma proximidade com Deus. Sim, até para Deus o homem moderno tem dito que não tem tempo!
A Palavra de Deus chega a dizer que há um tempo para todas as coisas (leia Eclesiastes 3:2-8,17).
Duas coisas nos chamam a atenção nesta leitura, com relação a nós. Deus fez tudo formoso no seu devido tempo (sem pressa) e também pôs a eternidade (sem limites de tempo) no coração do homem. Há também outro item muito importante quanto a Deus. Ele julgará o justo e o ímpio, no tempo certo.
Com toda essa correria e com a falta de tempo sofrida pela escravidão das horas, será que tempos parado pelo menos para avaliar como vai a nossa vida?
Através da Palavra de Deus também entendemos que a nossa relação com Ele tem um tempo certo para começar: hoje! Porque esperar, se já sabemos que falta de tempo é algo meio relativo e estranho e que não cabe mais como desculpas para deixar Deus de lado em nossa vida?
Então... vamos separar um tempo para conhecer quem é Deus?

Fonte: Jornal Sal da Terra (agosto / 2006)