quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

PORQUE JESUS É DIFERENTE

"... concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou de Sua doutrina; porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas." (Mt 7:28,29)
No olhar dos autores dos Evangelhos, Jesus foi um mestre diferente dos demais da Sua época. Um mestre que venceu os paradigmas e deu início a uma nova forma de ensino. Um revolucionário no ensino quanto ao conteúdo e à sua metodologia. Sua didática é estudada por pequisadores, mencionada em livros e aplicada com muita frequência.
Enquanto os rabinos contemporâneos de Jesus permaneciam enclausurados em uma mesmice religiosa e presos a um sistema religioso falido, baseado em uma disputa política no sinédrio, para Jesus apresentar-se com uma alternativa para os interessados em questões concernentes às coisas de Deus.
Jesus é diferente por escolher como local para Suas aulas as praias, as margens dos lagos e dos rios, as encostas dos morros, as praças, os campos, sem desprezar os ambientes domésticos e até mesmo as sinagogas e o templo.
Jesus é diferente por não fazer acepção de pessoas, possuindo um auditório eclético e heterogêneo. Constantemente notamos que parte de seus ouvintes era de religiosos judaicos (escribas, fariseus, saduceus, herodianos, zelotes e essênios), de gregos e soldados romanos.
Jesus é diferente pela opção de aproximar Sua mensagem dos ouvintes, tornando-a compreensível aos excluídos de sua época, como as crianças, mulheres, prostitutas, samaritanos, publicanos, coxos, aleijados, surdos-mudos, leprosos e tantos outros.
Jesus é diferente por sua diversidade de ilustrações e facilidade de compreensão, usando figuras do cotidiano como o sal, o pão, o corpo, a luz, a casa, a semente, os pássaros, as plantas e os animais.
Jesus é diferente porque nao fez do ensino um instrumento para atrair a atenção política, para arrecadar aplausos ou para viver da exploração financeira e mercadológica.
Jesus é diferente por não permitir que o relacionamento com seus alunos fosse afetado por sua popularidade.
Jesus é diferente porque embora não tenha deixado sequer um livro escrito, Sua vida tem sido objeto de obras literárias, filmes, e Suas palavras pemanecem vivas até hoje.
Jesus é diferente porque tratava de muitos assuntos sem esquivar-se, tais como o tributo a César, o dízimo, a esmola, o divórcio, a morte, o amor, o ódio, o perdão, a oração e a fé.
Jesus é diferente por Sua autoridade em dizer: "Ouvistes o que foi dito ... porém Eu vos digo..."
Jesus é diferente pelo conteúdo de Sua mensagem, pois apresenta o caminho de volta para o Pai, a verdade que liberta e a vida que dura para sempre, em um dimensão do eterno e transcendente.
Sabem porque Jesus é diferente?
Porque... "não fostes vós que Me escolhestes a Mim; pelo contrário, Eu vos escolhi a vós outros e vos designei paa que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em Meu nome, Ele vo-lo conceda." (Jo 15:16)
Fonte: Jornal Sal da Terra (setembro / 2006)

Um comentário:

  1. maravilhoso , edificante, rico, este comentario..Deus abençoe muito voces..

    ResponderExcluir